Pequenos Procedimentos hospitalares

Exame do pézinho
Exame de coraçãozinho
Exame dos olhinhos

A “triagem neonatal” é realizada em todos os recém-nascidos nos Estados Unidos. Com este teste é investigada a presença de 31 doenças no total.

Aproximadamente 1% das crianças nascem com defeitos cardíacos congênitos. 0,2% desses casos são críticos, associados a um alto risco de vida e requerem intervenção médica imediata. Todos os recém-nascidos são submetidos a um teste simples no segundo dia de vida, no qual a oxigenação das extremidades superior e inferior é medida e comparada.

O “teste do olho” é realizado em todos os bebês como uma parte padrão do exame físico do recém-nascido. Este teste procura anomalias na parte interna do olho do bebê.

Exames do Ouvidinho
Exame de Bilirrubina
Vitamina K

A cada mil recém-nascidos, de 1 a 6  sofrem de deficiência auditiva.  Se a deficiência auditiva é detectada e tratada prontamente, potenciais problemas associados podem ser prevenidos ou minimizados.  Por essa razão, é recomendado que todo recém-nascido faca exame de audição antes de um mês de vida.

Recém-nascidos têm um aumento fisiológico transitório da bilirrubina após o nascimento. Às vezes, esse aumento é exagerado e pode estar associado a alguma patologia. A determinação dos níveis de bilirrubina é rotineiramente feita a todas as crianças em torno de 48 horas de vida antes de sair do hospital.

Às vezes, os recém-nascidos nascem com baixos níveis de vitamina K. Isso predispõe ao sangramento, que pode ser evitado pela administração intramuscular de vitamina K após o nascimento.

Vacina contra hepatite B
Prevenção da Conjutivite Neonatal

A primeira e única vacina dada a recém-nascido é de hepatite B. A primeira série de vacinas que incluem a segunda dose de hepatite B são, em seguida, administrado 6 semanas.

Eritromicina é aplicada para os olhos do bebê imediatamente após Nascimiento para a prevenção da conjuntivite neonatal, uma infecção que pode causar perda de visão.