Cuidados na visita após o nascimento do bebê

Cuidados na visita após o nascimento do bebê

Os bebês passam meses seguros dentro da barriga da mãe, e quando nascem, perdem toda essa proteção e acabam ficando expostos a possíveis doenças que podem ser transmitidas a eles porque estão desprotegidos sem as devidas vacinas. Além dessa ausência de vacinas, os recém-nascidos possuem baixa imunidade e a exposição a certas situações pode ser prejudicial a eles.

Aqui vão algumas dicas importantes para que os pais e visitantes saibam o que fazer para prezar pela saúde e bem-estar do bebê.

Não visitar o bebê se estiver doente

Como mencionado anteriormente, os recém-nascidos ainda estão desprotegidos das doenças por ainda não terem tomado todas as vacinas necessárias, portanto, até mesmo um simples resfriado pode gerar sérias complicações a eles.

Desta forma, é importante que os visitantes marquem as visitas com antecedência e informe aos pais se estiverem resfriados, gripados, etc.

Evitar beijar ou pegar nas mãos do bebê e higienizar-se antes do contato

A boca humana abriga cerca de 500 bactérias e, ao beijar, podemos transmitir diversas doenças que podem ser fatais para o bebê. Além disso, usamos as nossas mãos para realizar várias atividades durante o dia e, por isso, é importante evitar o toque direto.

A higiene é fundamental na hora da visitação, então é primordial que os visitantes lavem as mãos e passem álcool em gel assim que entrarem no quarto do bebê.

Respeitar os horários das mamadas

Esse momento pertence à mãe e ao bebê, pois é uma fase de aprendizado para ambos. Durante esse período, é importante que os visitantes se retirem para dar privacidade aos dois, evitando constrangimento.

Visitas rápidas

É importante que as visitas não durem mais de 20 minutos.

Evitar o contato com crianças pequenas

Talvez as crianças queiram pegar o bebê no colo, beijá-lo, falar alto perto dele e isso pode causar stress ao bebê e aos pais.

Caso os visitantes queiram levar as crianças de qualquer maneira, é importante que conversem com eles para que saibam o que podem ou não fazer.

Evitar aglomerações

Pela saúde do bebê e exaustão dos pais, não é indicado receber muitas pessoas ao mesmo tempo.

2018-11-06T16:24:39+00:00

Leave A Comment